quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicas para aumentar as vendas

Aumento de vendas depende de fatores como análise das expectativas do consumidor, estímulo da equipe de vendas e inovação

Para aumentar o volume de vendas é preciso que o empreendedor esteja atento a uma série de fatores, como a escolha de mercadorias com maior potencial de resultado, a identificação das necessidades do cliente para o oferecimento de um atendimento direcionado, o estímulo à venda de produtos correlatos e a escolha correta do plano de vendas e das taxas de juros cobradas nos pagamentos parcelados. A seguir, algumas dicas para aumentar as vendas.

- Trabalhe nos pontos fortes em vez de perder tempo demais com a melhoria dos fracos;

- Os melhores vendedores devem atuar nas lojas com maior potencial;

- Os espaços de exposição e estocagem devem ser ocupados pelos departamentos que mais vendem;

- Verbas de compras devem ser dirigidas às mercadorias com maior potencial de resultados;

- Não reproduza cegamente o padrão adotado pela concorrência. Suas políticas podem decorrer da necessidade de reforçar o caixa;

- Oriente os vendedores para que investiguem as necessidades do cliente (por exemplo, se for uma compra de materiais de construção: “O que vai fazer?”; de roupas e calçados: “Para uso social ou cotidiano?”; de móveis, tapetes e decoração: “Qual o tamanho do seu ambiente?”; de bens de alto valor, jóias: “São para presente ou para uso próprio?”)

- Incentive o cumprimento da meta de vendassempre que sentir que o volume de vendas está abaixo da previsão. Autorize descontos e bonificações com data de vigência determinada e peça que os vendedores telefonem para os clientes;

- Aumente as vendas, orientando os vendedores a oferecer produtos correlatos. Quem compra calçados pode levar meias. Quem compra móveis pode se interessar por cortinas e luminárias;

- Verifique a viabilidade de contar com um colaborador para a venda para estatais e órgãos públicos. Muitas compras dessa natureza são feitas sem licitação ou com "Cartas Convite". Quando o nome e telefone da empresa constam da agenda do comprador, a chance de ser consultado é bem maior. A Lei 8.666/93 de 21/06/1993 e atualizações, que regulamentam as compras por licitações, devem ser analisadas;

- Identifique, mediante dados históricos, as melhores e as piores épocas de vendas, e avalie se o valor investido em seu ponto de venda justifica a realização de promoções dirigidas às mercadorias que mais vendem conforme o mês ou a estação;

- Utilize acréscimos financeiros coerentes com as taxas de juros e da inflação.

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