quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Projeção de vendas

Como dimensionar corretamente a quantidade de produtos ou serviços que devem ser oferecidos pela empresa
Muitos empresários que iniciam suas atividades têm dificuldade de prever o volume de mercadorias ou serviços necessário para atender às expectativas do mercado consumidor. Para o correto dimensionamento das vendas, é necessário levar em conta uma série de fatores, que variam de acordo com o tipo de negócio.

Uma das primeiras preocupações de uma empresa que inicia suas atividades é o dimensionamento da quantidade de produtos, serviços ou vendas, em termos unitários ou em valor monetário, que deverá movimentar. Para projetar o volume de produção, vendas ou serviços, é preciso considerar alguns fatores, que variam de acordo com a natureza do negócio, tais como:

- a necessidade e a procura do mercado consumidor;

- os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado;

- a disponibilidade de pessoal;

- a capacidade dos recursos materiais, como máquinas e instalações;

- a disponibilidade de recursos financeiros;

- a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

É importante considerar também se os produtos ou serviços estão sujeitos a oscilações do tipo sazonal, ou seja, se há quedas ou aumentos da demanda devido à mudança nas estações do ano (sorvetes vendem mais no verão) ou às limitações dos fornecedores (períodos de safra dos produtos agrícolas). No início das operações, é sempre aconselhável que a expectativa de vendas seja moderada, pois a empresa necessita de tempo para adquirir experiência e tornar seus produtos ou serviços conhecidos no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a cada segundo como nunca mais.